Sobre personagens e suas funções

Vamos começar a falar sobre personagens? Nesse post eu falarei apenas sobre o básico, mas no s posts seguintes iremos para assuntos mais específicos. (Não deixe de assinar a página!)

Todo romance precisa de personagens memoráveis, concorda? Um protagonista marcante (pelo motivo que for), um par romântico igualmente interessante, personagens secundários que enriquecem – e não sobrecarregam – a trama, personagens menores e até mesmo aquelas aparições aqui e ali, que trazem o universo de sua história para o mundo real.

Ok, então vamos por partes:

frodo-goodbyeb

Quem é o protagonista?

O protagonista é aquele que tem tudo a perder ou tudo a ganhar com as viradas do seu roteiro.

Ele é aquele que embarcará em uma jornada.

É aquele cara ou aquela moça que será levado adiante por um desejo irresistível, inevitável, inquestionável de fazer alguma coisa

É aquele que precisará transpor os maiores obstáculos para atingir o seu objetivo

É aquele que mudará durante a história, ou não será mais o(a) mesmo(a) que aquele(a) do início da jornada. (embora muitos argumentem que existem personagens que não mudam, e sim mudam as circunstâncias, ou o mundo. A lição aqui é: se ele não muda, é o catalisador da mudança.)

the-best-movie-villains-of-all-time-u1

Quem é o vilão?

O papel do vilão é, fundamentalmente, o personagem que retarda ou impede o protagonista de atingir seu OBJETIVO.

Eles não precisam ser maus, sabia?

Na verdade, evite vilões 100% maus. Isso é um baita cliché, e deixa seu vilão vazio. Faça seu vilão ter um bom motivo para lutar contra o protagonista; faça-o ter um ponto de vista, e sofrer por querer tanto alguma coisa também. (Exemplo: No novo Superman, o general de Krypton que luta com o homem de aço justifica sua guerra com um amor incondicional ao seu planeta. Claro que depois ele pira e tal, mas a luta dele é valida, e deixa a luta do bem contra o mal um pouco mais agoniante).

Um vilão que tem, no fundo, um pouquinho de razão dá camadas de profundidade ao personagem e melhora o livro.

Quem são os antagonistas?

Diferentemente do vilão, o antagonista não precisa ser malvado, ele só precisa ter outro propósito que o protagonista. Ele geralmente obstrui e/ou fica no caminho do protagonista. Um exemplo? Estava assistindo pela terceira vez o filme Caçadores do Tesouro (acho que é esse o nome, com o Nicholas Cage no papel principal), e o pai do personagem é claramente o antagonista no filme. Ele desacredita o personagem principal com um argumento válido, o de que seu filho está desperdiçando sua vida correndo atrás de tesouros imaginários. E sabe o que foi mais legal? Ver, no final, o protagonista mostrar ao antagonista que sua persistência valeu a pena.

O antagonista nem sempre precisa ser uma pessoa. Ele pode ser um animal, ou uma circunstância. (Lembro do filme infantil Enrolados, em que o cavalo claramente é o antagonista do mocinho trambiqueiro)

E quem é esse tal de Sounding Board?

A tradução de Sounding board é caixa de ressonância. E que raios seria isso?

O sounding board é aquela pessoa que está ali para que o protagonista processe os eventos que estão acontecendo com ele. É aquela pessoa com quem o protagonista conversa e, assim, faz com que o leitor entenda o que se passa pela sua cabeça. Quanto mais ele argumenta com o protagonista, mais o protagonista explica suas motivações, medos e planos. O melhor exemplo de sounding board que vem à mente é o Watson, de Sherlock Holmes.

VAMOS RECAPITULAR, ENTÃO:

Um bom exemplo de protagonismo: Sherlock Holmes

Antagonismo: Inspetor Estrade, detetive da Scotland Yard (que  atrapalha ou obstrui os planos de Sherlock.)

Vilão: Professor James Moriarty

Sounding Board: Watson (seu ceticismo possibilita, através dos diálogos, a genialidade de Sherlock)

Texto baseado no livro de Ephrom, H. The everything guide to write your first novel, 2004

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s